domingo, 28 de março de 2010

Cidades ao redor do mundo apagam as luzes pelo clima




Diversas cidades ao redor do mundo apagaram as luzes de seus prédios, pontes e monumentos neste sábado (27) em protesto contra o aquecimento global. A iniciativa, batizada de "Hora do Planeta", começou em 2007 e é organizada pela rede de ONGs WWF.

Houve uma expectativa de que aproximadamente 4 mil cidades em mais de 120 países participaram do movimento, apagando voluntariamente as luzes e reduzindo o consumo de energia às 20h30, em horário local.

Entre os locais mundialmente conhecidos que ficaram no escuro estão a Torre Eiffel, na França, a Times Square, em Nova York, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Para manifestar sua preocupação com o aquecimento global, 72 cidades brasileiras - entre as quais 19 capitais - apagaram as luzes de seus principais pontos turísticos.

Os estados da Amazônia Legal também aderiram, deixando às escuras alguns cartões-postais que são referência na região, como o Mercado Ver-o-Peso, em Belém.

A demanda por energia vem crescendo a cada ano nesta parte do país. Em 2008, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética, só a região Norte consumiu 23.873 GW / hora de energia. Os estados do Maranhão e de Mato Grosso, que compõem a Amazônia Legal, consumiram juntos 16.190 GW / hora de energia no mesmo ano.

No Rio de Janeiro, primeira cidade a aderir, aconteceu o evento oficial da "Hora do Planeta 2010", no Jardim Botânico. São Paulo, Brasília, Recife, Salvador e Porto Alegre também estavam entre as participantes.

Fonte:http://g1.globo.com

3 comentários:

  1. O trabalho ficou bom... Acho que o seu tema é muito complicado... Aliás envolver letras com Educação Ambiental, é muito dificil..

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, a proposta é justamente essa... Mostrar para as pessoas que tudo aborda a linguagem. Não importa o tema, sempre terá como você 'desvendar" o uso da lingua(gem) no assunto específico. Que bom que gostou.

    ResponderExcluir
  3. ótimo Geovanni,
    Compreendeu a proposta da pesquisa. Em todos os assuntos que circulam na sociedade a linguagem é o grande foco. Agora, o grupo deverá buscar a uma forma de delimitar a prática de linguagem no Discurso do Meio Ambiente.
    Vamos discutindo!
    Abraços
    Joana

    ResponderExcluir