sábado, 22 de maio de 2010

22 de maio: Brasil celebra a biodiversidade


Hoje é o Dia Internacional da Biodiversidade e não falta oportunidades para celebrar a data. Programação especial em zoológicos, jardim botânico e parques são opções para aqueles que se preocupam com o futuro do planeta.

Neste sábado, dia 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, uma série de atividades será oferecida para aqueles que querem celebrar a data e o planeta.

Os zoológicos de 15 cidades brasileiras e o jardim botânico de Manaus prepararam uma programação especial para as crianças interagirem ainda mais e brincarem com a biodiversidade brasileira. Elas podem fazer máscaras de animais da fauna do país, como corujas, papagaios, tamanduás, capivaras, onças e lobos-guarás, e aprender sobre seus hábitos, curiosidades e ameaças. As máscaras fazem parte do livro “Máscaras da fauna brasileira – Faces para o ensino e divulgação da ecologia, etologia, zoologia e educação ambiental” de autoria de Daniele Cristina de Souza e Antônio Fernandes Nascimento Júnior, ainda inédito.

Quem estiver em São Paulo poderá participar da caminhada pela biodiversidade e clima no Parque Trianon, na Avenida Paulista, onde serão expostas obras de arte e espécies da Mata Atlântica. Uma manifestação em frente ao MASP também faz parte da atividade.

Também na cidade de São Paulo, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e a Rede de ONGs da Mata Atlântica, e com apoio da GTZ e KfW, organizam o “Seminário sobre Sustentabilidade e Conservação da Mata Atlântica”, em comemoração à data e também ao Dia da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio.

Em Padre Bernardo, Goiás, as mulheres do grupo Sabor do Cerrado guiam convidados pelo Cerrado, e ensinam como fazer a biodiversidade virar quitutes deliciosos.

Para aqueles que querem ter outras ideias do que fazer ou divulgar o que irão fazer no Dia Internacional da Biodiversidade também podem acessar a Rede da Biodiversidade 2010 (www.diadabiodiversidade.ning.com), uma rede social na internet criada para celebrar a data, além de promover a troca de informações sobre o assunto. A rede reúne internautas que pretendem celebrar a biodiversidade das mais variadas formas, do plantio de mudas a rodas de histórias com estudantes, de eventos acadêmicos a manifestações.

Todas essas atividades fazem parte de uma estratégia para comemorar e divulgar o Dia da Biodiversidade em todas as regiões do país e nos diferentes biomas que combina eventos educativos e culturais que valorizam a importância da biodiversidade. A iniciativa é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente, GTZ, KfW, governo alemão, Revista Geo Brasil, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), WWF-Brasil, Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), e Sociedade Zoológica Brasileira, com a participação importante de 15 jardins zoológicos brasileiros, Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus e Movimento Aquecimento Global I Care.



Fonte:http://www.wwf.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário